Paradigmas em um campo de batalha

O mundo sempre foi cercado por padrões. Desde o princípio, os seres humanos criam expectativas em relação aos outros, na maneira como devem agir em sociedade.

Contudo, esse modo de vida ganhou força após a Revolução Tecnocientífica, no final do século XX, quando o conhecimento tornou-se o principal requisito para que alguém se realizasse profissionalmente ou, numa escala maior, uma nação se desenvolvesse.

A partir de então foram impostas normas de sobrevivência a este modelo capitalista tão injusto que prega o individualismo e a competição. Para se ter uma vida digna atualmente é preciso uma formação especializada à qual poucos têm acesso. As pessoas vivem em um campo de batalha, no qual vence o mais forte.

É daí que surgem as pressões, as expectativas: para que passe no vestibular, forme em uma universidade conceituada, consiga um emprego decente, seja bem sucedido, etc.

E a preocupação em seguir os padrões da sociedade faz com que se perca a grande oportunidade de encontrar a felicidade nas coisas mais simples, como um passeio em família, uma tarde com os amigos, a leitura de um bom livro…

Ao mesmo tempo que o mundo se preenche com inovações tecnológicas, o ser humano fica impassível de emoções, caminhando para um vazio de espírito que o impede de alcançar a vida um dia tão sonhada.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Paradigmas em um campo de batalha

  1. Olá Marilene!
    Hoje em dia os valores perderam seus conceitos, dando lugar ao chamado “capitalismo”. Só se dá bem quem tem dinheiro e poder. Uma triste, mas verdadeira realidade.
    Beijos e sucesso :*

  2. Olá Mari! Profundo esse seu texto, mas é a pura realidade. Hoje em dia a maioria das pessoas (digo a maioria, porque salvo algumas exceções) vive em função de dinheiro e poder, como você mesma disse. Dinheiro acima de tudo, e não é bem assim. Muitas vezes um sorriso, um simples ato de dizer “eu te amo” vale mais que um milhão de dólares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s