Livros… um estímulo à mente

O que me inspirou a escrever esse post foi meu retorno ao mundo dos livros nessas férias. Estava tão ocupada com meus estudos ano passado que deixei uma paixão de lado: ler por prazer e não por obrigação.

Em praticamente uma semana, li três livros de Sir. Arthur Conan Doyle, o homem que criou o mais famoso detetive de todos os tempos – Sherlock Holmes. Me deliciei com dois romances, Um Estudo em Vermelho e O Signo dos Quatro, além de um outro volume com seis contos, entre os quais A Vampira de Sussex. Acho que nem é necessário fazer uma resenha pois, quem estiver interessado, facilmente encontra inúmeros textos na internet sobre esse personagem.

A questão é que estive refletindo. Com todo esse imediatismo da era moderna, as pessoas não se interessam mais pela leitura, não se deleitam com a grande aventura que um livro proporciona através do aguçamento da imaginação e do despertar da curiosidade. Isso porque ler demora, são necessários dias para concluir um livro e a paciência de alguns dura minutos. Embora eu prefira livros com muitas páginas, justamente pela demora em finalizar uma história, a maioria tem preguiça de ler. É por isso que muitas recorrem aos filmes e seriados que exigem uma menor concentração ou atividade cerebral para se entender o enredo. Assim, muitos filmes e séries produzidos atualmente têm se baseado em histórias outrora narradas em livros, pois diretores e roteiristas tiveram a percepção de que o perfil das novas gerações é diferente.

Considerando que a humanidade evolui e que mudanças são necessárias, isso é compreensível e não é algo inesperado ou completamente ruim. O que me entristece é a oportunidade que muitas pessoas perdem de visitar um novo mundo maravilhoso proporcionado pela leitura. Afinal, um filme representa a visão da equipe que tornou possível sua produção, já o livro te dá a oportunidade de criar novos cenários por meio da imaginação e, como sua duração é maior, estimula uma maior reflexão acerca deste.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Livros… um estímulo à mente

  1. Eu tbm ando um pouco distante do mundo literário. Antigamente costumava estar sempre presa a alguma leitura, agora já faz quase um mês que não leio absolutamente nada!
    E eu tbm prefiro os livros aos filmes, pq além de ser a história original (muitos filmes mudam toda a história do livro) dá pra sentir a energia que o autor depositou nele. Além, é claro, de que é muito bom sentir as páginas entre os dedos!

    Beijo, beijo :*

  2. Olá Marilene,
    Ler é algo maravilhoso, né? Esse ano vou fazer cursinho e prestar para diversos vestibulares, mas pretendo continuar lendo vários livros!
    Uma pena que a leitura não é tão valorizada pela sociedade…
    Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s