Só me arrependo do que não fiz uma ova!

O motivo deste post é simples: expressar minha discordância de uma das frases mais ditas por aí, principalmente em status de facebook e postagens no twitter.

As pessoas vivem dizendo “só me arrependo do que eu não fiz, porque quando você faz algo, mesmo que não dê certo, já sabe como foi e quando não faz, fica pensando como poderia ter sido”.

Bem, tenho algumas indagações pra vocês: e quando você faz algo e magoa aquela pessoa especial pra você? Você não vai se arrepender? E quando faz uma “burrada” que muda o rumo da sua vida (pra pior)? Você não vai se arrepender? Quando faz algo realmente muito sério que prejudica muitas pessoas à sua volta, não vai se arrepender? Quando faz algo que prejudica a si mesmo, não vai se arrepender? Quando faz uma escolha errada, não se arrepende?

Quando deixamos de fazer algo, ainda há tempo de fazê-lo. Se a oportunidade já passou, bem, crie uma nova oportunidade. Se arrepende de uma palavra não dita naquele momento? Diga agora, não existe essa de “momento certo”. Se arrepende de não tomar uma atitude naquele momento? Tome agora. Se arrepende de uma viagem não feita? Faça-a agora. Se arrepende de uma oportunidade não aproveitada? Outras chances virão.

Temos que nos arrepender do que fizemos sim, especialmente se alguém se machucou com nossas atitudes. Se arrepender é a melhor forma de aprendermos com nossos erros, de não cometê-los novamente. Isso porque lembramos como dói o remorso e não queremos senti-lo novamente. O arrependimento faz parte da experiência. Minha professora do primário dizia que há dois modos de se aprender algo: pelo amor e pela dor, mas o mais eficiente é pela dor. Se não nos arrependemos, não há dor, não há aprendizado. Ver que algo deu errado, mas não sentir suas consequências dificilmente sensibilizará uma pessoa a não fazê-lo novamente.

Sei que muita gente discordará de mim e respeito isso. Mas essa é só minha opinião. 🙂

3 pensamentos sobre “Só me arrependo do que não fiz uma ova!

Deixe um comentário

